Pudim de Claras

Categoria:
Faz um tempão que vi uma dica preciosíssima da Lourdes Maria sobre congelar as claras de ovos que não são usadas e olha, é uma dica que nunca mais esquecerei em minha vida! Vá juntando os ovos num potinho e anotando quantas claras há. Abaixo segue a receita que utiliza 1 copo e meio (de requeijão) de claras - descongele em temperatura ambiente antes de utilizar, ok?



Pudim de Claras

Ingredientes:
1 e 1/2 copo (tipo de requeijão) de claras
18 colheres (sopa) de açúcar
3/4 de colher (sopa) de amido de milho
Raspas de casca de limão
Caramelo:
2 copos de açúcar
1 copo de água

Modo de Preparo:
Coloque o açúcar e 1/2 copo de água numa panela e leve ao fogo, deixando ferver até ficar cor de mel, acrescente o resto da água e deixe ferver. Apague o fogo e despeje numa forma grande com buraco no meio. Reserve.

Bata as claras em neve, acrescente o açúcar colher por colher e continue batendo. Acrescente o amido de milho e as raspas de limão e bata bem. Despeje na forma caramelizada e leve para assar em forno pré-aquecido 10 minutos antes, com a temperatura de 160ºC. Asse 15 minutos nessa temperatura e depois aumente para 180ºC, e asse mais 5 minutos. Apague o fogo e deixe no forno (sem abrir) por mais trinta minutos. Retire, deixe esfriar e leve à geladeira. Desenforme só depois de gelado.

Obs.: não se assuste com o tamanho do pudim enquanto assa, é normal ficar parecendo um "chapéu", e não se preocupe que ele não vai derramar! Depois de esfriar ele diminui novamente.

3 Respostas para "Pudim de Claras"

Paula Pacheco Says :
15 de agosto de 2009 às 11:41

Yumi, amo de paixão este pudim...vou guardar de novo as claras, bom lembrar disso...o seu esta com um aspecto de matar...ai que vontade...faz tempo não como um pudim de claras :(
bjs
Paula

Verena Says :
19 de agosto de 2009 às 17:02

Não sabia que podia congelar as claras, vou começar a fazer, acho tão triste joga-las fora.

Parece muito gostoso o podim, nunca comi.

Bjs

Marly Says :
23 de agosto de 2009 às 16:06

Oi, Yumi,
O pudim de claras é uma ótima opção para a utilização das claras excedentes, né? Mas eu sempre reduzo bem o açúcar das minhas receitas desse pudim, porque acho que costumam ficar muito doces. Esse fica mais 'docinho', ou na medida?
"bejim" e boa semana.

Postar um comentário