Ochazuke

Categoria:

Eu sei que tá um calor terrível (pelo menos aqui em Santos tá, né?), e que comida quente não combina muito com esse tempo, mas gentemmmm... não resisto à um ochazuke!!! Eu AAAAAMMMMOOOOO ochazuke!




Pra quem não conhece, ochazuke é um prato muito simples da culinária japonesa, que nada mais é do que arroz japonês + chá verde + alguma iguaria, normalmente alga marinha, umeboshi (ameixa curtida), temperinhos japinhas ou coisas desse gênero, mas aqui em casa a gente faz com peixe cru marinado ou mesmo carne seca cozida e desfiada. Quer provar? Aí vai a receita!


Ochazuke

Ingrediente:
arroz japonês cozido
chá verde bem quente
atum ou agulhão (500 g é o suficiente para 3 pessoas)
shoyu

Modo de Preparo:
Corte o atum ou o agulhão em cubinhos de 1 cm e coloque em um recipiente fundo. Coloque shoyu até que seja suficiente para marinar (não precisa cobrir os cubinhos de peixe, ok?). Cubra com filme plástico e reserve na geladeira.
No momento de servir, coloque uma porção de arroz numa tigela funda, umas 4 colheres (sopa) do peixe marinado por cima e cubra com chá verde bem quente - ele meio que cozinhará o peixe. E só! É uma delícia! Caso goste, pode colocar um pouco de gengibre bem raladinho... hmmmmm...

4 Respostas para "Ochazuke"

Vicentina Says :
22 de novembro de 2009 09:48

Regina, este prato é bem diferente e deve ser muito bom pelo jeito.
Adoro gengibre e peixe tbm.
Bjs

Marly Says :
22 de novembro de 2009 09:59

Regi,
A segunda foto, com o prato já pronto, está tentadora, aaffe!
Amo pratos ensopados, e não me importaria nadinha de almoçar um pratinho desses hoje (rs).
Beijinho e bom domingo

Fabiana Says :
22 de novembro de 2009 11:10

Olà Regina!!
meu primeiro comentário por aqui, mas já sou sua seguidora.
PUxa, faz tempo que não ouvia falar desse prato :
ochazuke
hummm....fiquei com mais saudades do Japão.
Aqui também (SJC) está tão quente....vou experimentar e fazer também a sua receitinha.
bjs

Mamãe da Yuka Says :
23 de novembro de 2009 17:30

Olá! Gostei dessa receita de Ochazuke e vou fazer mas será q posso substituir o atum ou agulhão por algum outro peixe que vc possa me sugerir porque aqui na minha cidade não tem... e também quero saber como coloco o umeboshi pois ganhei de uma amiga e até que enfim achei umeboshi citado em uma receita que achei legal... Ah... vc poderia me escrever a resposta pro mah.sakuranbo@hotmail.com Obrigada!

Postar um comentário